Monday, April 02, 2007

Hamburger do Elvis e batatas palito ao forno com alecrim

Adoro o programa de culinária do Jamie Oliver. Confesso que no início o jeitinho "sou tão cool e descolado" dele me irritava um pouco, mas a verdade é que fico com vontade de preparar praticamente tudo o que ele faz. A receita que preparei no fim de semana foi "pescada" em um de seus programas e, apesar de não ser a primeira vez que a preparo, esta foi especial porque estreei meu novo brinquedinho - um processador de alimentos (ou "picadora")!
Para o hamburguer, usei 700 g de coxão mole moído no processador, temperei com cebola picada já refogada, cominho e coentro em pó, pimenta do reino e sal. Acrescentei um ovo, umas 100g de migalhas de pão de forma integral moído, 1 colher de sopa cheia de mostarda Maille com mel, umas 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e depois modelei os hamburgueres com um aro. Deixei uma hora na geladeira antes de preparar.
Batatas: cortei batatas em palitos, mantendo as cascas. Cozinhei por 10 minutos em água e sal, escorri, passei rapidamente na frigideira em azeite e alguns dentes de alho amassados (a gosto, no meu caso foram muitos). Espalhei numa assadeira grande (para que as batatas não fiquem empilhadas) e levei ao forno alto (230C) por uns 30 minutos. Ao tirar do forno, salpiquei uma mistura de sal, alecrim e raspas de limão.
Ficou uma delícia! E viva o Jamie!

2 comments:

Anonymous said...

Vou tentar fazer isso hoje ;)
Essas batatas parecem ser ótimas.

biscoito de polvilho said...

Que tudo de bom!!!!