Thursday, April 26, 2007

Couscous marroquino

Resolvi apresentar minha nova paixão à minha filha de 6 anos e, apesar de minha primeira opção ser uma salada de couscous com camarão (que provavelmente será a próxima experiência com couscous), acabei escolhendo um couscous marroquino com frango por pura preguiça de comprar todos os ingredientes do outro prato.
Para agradar ao paladar infantil, preocupei-me em não carregar nos temperos, além de aproveitar a sugestão da gentil Dadivosa em utilizar a alcunha "farofa" no lugar de "couscous", já que crianças em geral não gostam de nada que não tenham comido antes. Vamos então, à "farofinha" marroquina:

Ingredientes:
500g peito de frango em cubos
suco de limão, sal
curry, cominho, coentro, tudo em pó, 1 colher de chá de cada
1 colher de sopa de mel
cebola, alho
pimentão amarelo e vermelho picado, 2 colheres de sopa de cada
150g couscous
azeite, salsinha picada

Modo de preparo:
Temperar o frango com limão, sal, os temperos em pó e o mel. Deixar tomar gosto por pelo menos uma hora. Refogar alho e cebola em azeite, acrescentar o frango (aproveitando o caldo que se formou), o pimentão picadinho e cozinhar até o frango ficar macio, adicionando água se necessário (uns 10 minutos). Acrescentar o couscous e mexer até o líquido secar (menos de 5 minutos).
Para servir, regar com um fio de azeite e salpicar a salsinha picada.

Meu veredicto: Ficou gostoso mas bem suave, eu aumentaria a quantidade de curry e usaria uma pimenta malagueta pequena picadinha. Trocaria também a salsinha por coentro fresco.
Veredicto da guria: 1) Mamãe, não gostei. 2) Mamãe, só gosto de pimentão amarelo, vermelho não. 3) Mamãe, se eu comer a "farofinha" junto com o frango fica bem gostoso (por que crianças adoram desfazer o prato antes de comer? -- minha filha nunca gostou de comida "misturadinha" no prato) .

No fim das contas, testado e aprovado. Acho que na próxima vez entrego o nome verdadeiro.

5 comments:

Anonymous said...

Que linda! Acho que ela pode gostar do nome, couscous... eu acho tão sonoro!!!
A receita ficou deliciosa ;***
Mande um beijo meu para a pequena gourmet ;)

Anonymous said...

Luciana, por favor me mande seu e-mail para que possa te mandar as coordenadas do nosso encontro no Mercadão, tá?

Bjuca,
Faby

Camila Marinho said...

Olá,
Encontrei seu blog através de outro blog e o que primeiro me chamou a atenção foi o nome: Pão de Queijo. Como sou mineira, e adoro pão de queijo, não resisti e entrei aqui. Além do mais, adoro cozinhar também.
Adorei o blog. Depois entra no meu. Tem umas receitas legais.
Abs,
Camila Marinho
www.caminhotrilhado.blogspot.com

Flávia said...

Eu tambem nao comia nada misturado na idade da sua filha, mas cresci e superei o trauma. Deixa a menina comer tudo separadinho, que eh um sinal de que ela sabe o que quer.
Sim, frescura tambem pode ser sinal de personalidade.

Beijinho.

biscoito de polvilho said...

Muito boa essa receita, obrigada!