Thursday, April 26, 2007

Couscous marroquino

Resolvi apresentar minha nova paixão à minha filha de 6 anos e, apesar de minha primeira opção ser uma salada de couscous com camarão (que provavelmente será a próxima experiência com couscous), acabei escolhendo um couscous marroquino com frango por pura preguiça de comprar todos os ingredientes do outro prato.
Para agradar ao paladar infantil, preocupei-me em não carregar nos temperos, além de aproveitar a sugestão da gentil Dadivosa em utilizar a alcunha "farofa" no lugar de "couscous", já que crianças em geral não gostam de nada que não tenham comido antes. Vamos então, à "farofinha" marroquina:

Ingredientes:
500g peito de frango em cubos
suco de limão, sal
curry, cominho, coentro, tudo em pó, 1 colher de chá de cada
1 colher de sopa de mel
cebola, alho
pimentão amarelo e vermelho picado, 2 colheres de sopa de cada
150g couscous
azeite, salsinha picada

Modo de preparo:
Temperar o frango com limão, sal, os temperos em pó e o mel. Deixar tomar gosto por pelo menos uma hora. Refogar alho e cebola em azeite, acrescentar o frango (aproveitando o caldo que se formou), o pimentão picadinho e cozinhar até o frango ficar macio, adicionando água se necessário (uns 10 minutos). Acrescentar o couscous e mexer até o líquido secar (menos de 5 minutos).
Para servir, regar com um fio de azeite e salpicar a salsinha picada.

Meu veredicto: Ficou gostoso mas bem suave, eu aumentaria a quantidade de curry e usaria uma pimenta malagueta pequena picadinha. Trocaria também a salsinha por coentro fresco.
Veredicto da guria: 1) Mamãe, não gostei. 2) Mamãe, só gosto de pimentão amarelo, vermelho não. 3) Mamãe, se eu comer a "farofinha" junto com o frango fica bem gostoso (por que crianças adoram desfazer o prato antes de comer? -- minha filha nunca gostou de comida "misturadinha" no prato) .

No fim das contas, testado e aprovado. Acho que na próxima vez entrego o nome verdadeiro.

Wednesday, April 25, 2007

Salada de penne ao pesto

Uma das vantagens de trabalhar em casa é poder escolher se e quando almoço em casa ou em um restaurante. Normalmente, procuro caprichar mais no jantar e almoçar na rua, já que normalmente não tenho tempo de cozinhar duas refeições todos os dias.
Quando almoço em restaurantes a quilo, tenho algumas estratégias: comer de preferência aquilo que não faço em casa, não comer massas, risoto, salmão, sushis... afinal, existe hora e lugar para tudo. Prefiro saladas, filés grelhados e quiches. Felizmente, freqüento um ou dois lugares bastante gostosos, que inclusive já me inspiraram a preparar os mesmos pratos em casa.
Dia desses, provei uma salada de rúcula com penne ao pesto que estava muito saborosa e leve. Senti que o molho não levava nozes, mas não identifiquei de imediato todos os ingredientes. Perguntei à gerente e ela me explicou a receita, que é bem simples e que reproduzi (e modifiquei) no almoço de hoje.

Ingredientes (quantidades aproximadas, varia de acordo com o gosto):
1 maço de manjericão
1/2 xícara de azeite
1 dente de alho
2 colheres de sopa de parmesão
1 colher de sopa de suco de limão

Preparo: Bater tudo no processador.

Bem, basta cozinhar o penne, escorrer e passar na água fria. Misturei ao pesto 2 colheres de sopa da água do cozimento, acrescentei azeitonas pretas em rodelas e servi com gergelim salpicado (para dar "crocância) e queijo minas padrão ralado. Fiz uma saladinha de rúcula e radichio para acompanhar, temperada pelo próprio penne. Um prato gostoso e leve!

Sunday, April 22, 2007

Não comi e não gostei?

Dia desses provei um prato para o qual sempre torci o nariz: couscous, ou cuscuz. É bom esclarecer que a imagem que me vinha à mente sempre foi aquele tal de "cuscuz paulista" , uma espécie de bolo de farinha de milho com uns legumes pedaçudos e uns ovos em rodelas por cima.
Bem, ele não tem nada a ver com o verdadeiro e delicioso couscous. Tentei reproduzir em casa a receita do restaurante:
- 150g de couscous
- 200 ml água
- 1 cebola média em rodelas fininhas
- azeitonas verdes e pretas em rodelas (umas 50-70g de cada)
- suco de um limão siciliano
- amêndoas em lascas
- manteiga, azeite, sal

Modo de fazer:
1. Ferva a água com 1 colher de azeite e uma pitada de sal.
2. Enquanto isso, toste ligeiramente as amêndoas e separadamente refogue as cebolas em azeite até ficarem macias.
3. Quando a água ferver, tire do fogo e acrescente o couscous. Espere alguns minutos (ele absorverá a água rapidamente) e adicione 1 colher de manteiga. Mexa com um garfo sobre fogo baixo por um minuto. Acrescente a cebola refogada, as azeitonas e o suco de limão. Mexa novamente e sirva com as amêndoas por cima.

A textura é indescritível, parece um arroz bem fininho e delicado. Pensei em acrescentar alguma erva picadinha mas a fome falou mais alto -- na próxima vez colocarei um pouco de cheiro verde ou coentro (sou fã!) nesse prato.

Na mesma refeição preparei o delicioso "Frango panado", que descobri no excelente Elvira's Bistrot. A única diferença para a receita original foi usar muito alecrim e orégano fresco no lugar do tomilho, além de umas lasquinhas de alho. Esse frango fica DIVINO, esta já é a segunda que preparo e ainda me surpreendo com ele.

****
Compra de final de semana: A Itália de Jamie. Acho que as próximas receitas virão de lá... já fiquei de olho em um risotto com pesto...

Tuesday, April 10, 2007

Rapidinhas

Aproveitei o feriadão para experimentar algumas coisinhas apetitosas que encontrei por aí...

*Risoto de carne-seca com abóbora das Rainhas... - uma delícia, nunca tinha preparado carne-seca em casa e confesso que foi bem mais simples do que eu imaginava. Virei fã!
*Pão de queijo com batata que vi na Akemi, que por sua vez viu no Chucrute... - uma maravilha, cheiroso, macio e rende muito (fiz apenas metade da receita). Ah, e congela super bem!


Além dessas "experiências", aproveitei para fazer coisas bem simples mas que para mim representaram um grande passo... ;):

*Pudim de leite condensado... pois é, tenho trauma de pudim, que é uma de minhas sobremesas preferidas...nunca consegui fazer um "conjunto" satisfatório -- ou a calda ficava dura, ou o pudim desmoronava ao desenformar...desta vez ficou perfeito, pena que não tirei fotos...
*Caldinho de feijão estilo botequim... com direito a paio, coentro, salsinha picada e muito, muito alho e cebola. Outra receita ridiculamente fácil: cozinhei o feijão na pressão junto com louro e paio, tirei o louro e bati feijão + caldo + paio no liquidificador com cebola, alho, coentro, pimenta malagueta. Voltei à panela com mais um pouco de água e deixei cozinhar uns dez minutos, acertando o sal só no final. Servi com bastante cheiro verde picado por cima, além de umas rodelinhas de paio fritas em separado.

Wednesday, April 04, 2007

Penne com mussarela de búfala e sardinha

À primeira vista, parece um prato que nem merece post: um almoço meio correndinho, já que estou apertada de costura e com prazos para ontem... normalmente, quando isso acontece, meu almoço acaba sendo um salgadinho fajuto na doceria aqui ao lado.
Hoje resolvi preparar algo que há muito tempo não faço: uma saladinha de massa. Fui pesquisando o que havia em casa e cheguei ao seguinte:
Ingredientes: penne grano duro, mussarela de búfala pequena, sardinhas em lata, aipo, tomate fresco, alho, azeite, pimenta, óregano.
Preparo: Primeiro, tirei as sementes do tomate, salguei, reguei com azeite e coloquei dois dentes de alho em cada metade. Salpiquei com orégano e levei ao forno médio por uns 30 minutos, até deixar o tomate bem macio. Depois de frio, coloquei em uma tigela grande, acrescentei a sardinha esmigalhada, o aipo em rodelinhas, a massa cozida e a mussarela em rodelas. Finalizei com azeite temperado de alho/pimenta e mais um pouco de orégano.

Ficou leve e muito gostoso! Olha a carinha dele:


Fudge de chocolate meio-amargo

A tarefa era preparar uma lembrancinha de Páscoa para as professoras da minha filha. Encontrei uma receita para ser preparada por crianças e resolvi experimentar.
Ingredientes: 1/2 kg de chocolate meio-amargo, 1 lata de leite condensado, 1 xícara de nozes picadas (usei castanhas), 1 colher de sopa de essência de baunilha (dispensável) e 1 pitada de sal.
Preparo: Picar o chocolate, colocar um minuto no microondas, mexer e colocar novamente por mais um minuto. Acrescentar, mexendo bem, o leite condensado, as nozes, a baunilha (se desejar) e a pitada de sal. Verter em uma forma de cerca de 15 cm de lado, forrada com papel manteiga, alisar e esperar secar bem (o ideal é esperar até o dia seguinte -- não coloque na geladeira porque endurece demais). Cortar no formato desejado e, se quiser, enfeitar com um pedaço de noz, pastilhas coloridas, etc.

Claro que fiquei com a parte mais "perigosa", como usar o microondas e abrir a lata, e minha filha de 6 anos fez boa parte da receita. Infelizmente a câmera (ou melhor , as pilhas) me deixou na mão e não pude tirar fotos do processo, mas aqui está o resultado final embrulhadinho para presente:




E uma foto do fudge (obtida na Internet mas que é bem parecida -- o meu ficou mais escuro e os pedaços de castanhas, menores):







Monday, April 02, 2007

Hamburger do Elvis e batatas palito ao forno com alecrim

Adoro o programa de culinária do Jamie Oliver. Confesso que no início o jeitinho "sou tão cool e descolado" dele me irritava um pouco, mas a verdade é que fico com vontade de preparar praticamente tudo o que ele faz. A receita que preparei no fim de semana foi "pescada" em um de seus programas e, apesar de não ser a primeira vez que a preparo, esta foi especial porque estreei meu novo brinquedinho - um processador de alimentos (ou "picadora")!
Para o hamburguer, usei 700 g de coxão mole moído no processador, temperei com cebola picada já refogada, cominho e coentro em pó, pimenta do reino e sal. Acrescentei um ovo, umas 100g de migalhas de pão de forma integral moído, 1 colher de sopa cheia de mostarda Maille com mel, umas 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e depois modelei os hamburgueres com um aro. Deixei uma hora na geladeira antes de preparar.
Batatas: cortei batatas em palitos, mantendo as cascas. Cozinhei por 10 minutos em água e sal, escorri, passei rapidamente na frigideira em azeite e alguns dentes de alho amassados (a gosto, no meu caso foram muitos). Espalhei numa assadeira grande (para que as batatas não fiquem empilhadas) e levei ao forno alto (230C) por uns 30 minutos. Ao tirar do forno, salpiquei uma mistura de sal, alecrim e raspas de limão.
Ficou uma delícia! E viva o Jamie!