Thursday, March 22, 2007

Sopa de feijão para uma menina (quase) doente


Não tem nada melhor do que cozinhar para quem a gente ama, não é? E se a pessoinha em questão está meio abatida, meio jururu, sem achar graça em nada... é hora de preparar aquele pratinho preferido.
Bem, eu já tinha deixado um feijãozinho preto de molho, pois planejava fazer a sopa para o jantar. Como minha filha acordou meio indisposta, resolvi preparar a sopa no almoço mesmo. O feijão já estava de molho há umas duas horas, e o tempo total de preparo foi de menos de 1h30min.

Cozinhei o feijão na pressão com folhas de louro por 30 minutos. Enquanto esfriava, piquei cebola e muito alho, tendo o cuidado de deixar uns 4 dentes grandes inteiros (adoro catar no caldo os alhos inteiros cozidos e amassá-los com o garfo -- sou uma alhólotra assumida) . Pesquisei na geladeira e escolhi umas cenouras que cortei em rodelas bem fininhas e separei também um restinho de frango desfiado.

Bati os grãos de feijão com o louro e o caldo e voltei o creme para a panela, acrescentando uns 150 ml de água. Enquanto fervia em fogo baixo, refoguei a cebola e o alho e mandei para a panela do caldo. Acrescentei as cenouras em rodelas, o frango desfiado e, ao ferver, macarrão cabelo de anjo esmigalhado. Depois de uns 5 minutos, adicionei 1 colherzinha de sal e uma pitada de coentro em pó. Ao servir, coloquei por cima de cada prato um ovo cozido esmigalhado E no meu prato aquele molhinho de pimenta básico, porque sem isso feijão não existe, não é?

No comments: