Sunday, March 18, 2007

Basbousa

Folheando uma antiga edição de Receitas Árabes da revista Cláudia, encontrei uma receita que me pareceu perfeita para um pacote de semolina comprado há tempos (a idéia original era fazer uma massa italiana caseira, mas com a preguiça fui deixando para lá).
É um bolo do jeito que Dona Preguiça aqui gosta de preparar, com ovos batidos inteiros, sem necessidade de fazer claras em neve. Juro que pretendo me aperfeiçoar nesse negócio de "bater um bolinho", mas até lá vou treinando com as receitas mais básicas mesmo (pequeno parêntese: em 15 anos de aventuras culinárias, devo ter feito bolos no máximo umas 5 vezes!).

Calda: 2 xícaras de açúcar, 1 1/2 xícara água, suco de meio limão. Dissolver o açúcar na água, juntar o suco de limão e ferver por 10 minutos, sem mexer. Deixar esfriar bem.
Bolo: 2 xícaras de semolina de trigo, 150g açúcar, 100g manteiga, 1 colher chá baunilha, 1 colher chá fermento, 1/2 colher de chá bicarbonato de sódio, 2 ovos, 1 copo de iogurte natural. Bater a manteiga com açúcar e baunilha, acrescentar os ovos, um de cada vez e bater bem. Peneirar semolina + fermento + bicarbonato e juntar essa mistura à massa, alternando com o iogurte. Despejar em uma assadeira 20 x 30 untada e enfarinhada e cobrir com amêndoas. Assar em forno médio por 35 minutos. Ao tirar do forno, regar com a calda fria o bolo ainda quente. Cortar em quadrados ou losangos e servir.


Observações: Usei 3/4 da calda, porque achei que ela poderia deixar o bolo doce demais. O problema é que a massa é naturalmente sequinha, então essa calda não foi suficiente para umedecer bem o bolo. Na próxima, usarei menos açúcar ou usarei mel ou gengibre para "quebrar" o excesso de doce da calda. Outra idéia é usar um pouquinho de leite misturado ao iogurte. No geral, adorei a consistência do bolo, parece um pouco com bolo de fubá mas com um gosto mais suave.

No comments: