Friday, March 16, 2007

Risoto de camarão com alho poró

Resolvi voltar à ativa (o excesso de trabalho das últimas semanas me deixou sem disposição para cozinhar altas paradas e escrever por aqui) fazendo um prato clássico na minha cozinha: risoto italiano. Modéstia a parte, muito antes de ter virado moda eu já fazia sucesso com ele. Lembro de uma vez, em um Natal há uns 6 anos, em que me meti a fazer risoto para umas 15 pessoas.... É um prato que certamente funciona melhor em porções para 4 ou até 6 pessoas, mas foi divertido trabalhar usando praticamente um caldeirão de bruxa (e a força para mexer o arroz?)! Sem falar que ficou realmente muito bom (se não me engano, na ocasião preparei o prato com gorgonzola e nozes).

Bem, desta vez resolvi fazer um risoto de camarão e alho poró, pois ambos são campeões de preferência por aqui. Em vez do caldo de galinha pronto (nada contra o gosto, mas não gosto da aparência -- aquelas coisinhas boiando no caldo, sei lá, mil coisas, entende?), resolvi preparar um caldo caseiro (novidade para mim) e usei as cascas do camarão para incrementar um caldo de legumes:

Cascas de camarão + cebola + alhos inteiros com a casca+ cenoura + tomate + alho poró + louro + cheiro verde + pimentas secas variadas, tudo "pedaçudo" porque depois o caldo será coado. Cozinhei por cerca de uma hora, até os legumes ficarem desmanchando. Passei por uma peneira e reservei.
Risoto preparado da forma usual: refoguei cebola e alho poró picadinhos na manteiga, lancei o arroz arbório e refoguei bem. Mandei uma xícara de vinho branco e, quando estava quase seco, passei a usar o caldo de camarão/legumes. Quando estava quase pronto, acrescentei o camarão, que ficou no risoto apenas o tempo mínimo suficiente para terminar o cozimento. Não usei queijo ralado neste prato para não brigar com o camarão, mas acrescentei uma colher de manteiga no final e deixei descansar uns 5 minutos, mexi mais um pouco e servi.

Infelizmente, as fotos ficarei devendo, porque na hora H nenhuma pilha estava carregada! Fiquei frustradíssima, em especial porque usei uma wok para fazer o prato, e foi uma idéia excelente! O arroz ficou espalhado por igual (em vez de "empilhado" como nas panelas comuns), ficou pronto mais rápido mas sem comprometer o sabor. Outra dica: em vez de usar o italiano importado, usei um arroz especial para risoto da marca Camil, mais barato e que não ficou devendo nada aos primos ricos!

No comments: