Wednesday, February 21, 2007

Pão de queijo mineiro


Desde que escolhi o nome para o blog, fiquei com uma enorme vontade de fazer um pão de queijo “de raiz”. Sim, senhoras e senhores, não tenho vergonha de dizer que, apesar de todo o meu apreço por essas bolinhas douradas, sempre dependi da bondade de estranhos para poder desfrutá-los! Na verdade, há vários anos podemos comprar pãezinhos congelados de excelente qualidade — o que, na prática significa que algumas pessoas nem sabem que o polvilho é um dos seus principais ingredientes!Não encontrei o queijo meia-cura e fui de minas padrão ralado, planejando incluir um bom punhado de parmesão — quem conhece o sabor do meia-cura sabe que ele tem um “quê” de queijo mais forte, que o minas não costuma ter (de acordo com a receita, na proporção de 250g queijo para 500g de polvilho - claro que caprichei e usei um total de uns 400g de queijo).
Para um pacote (500g) de polvilho doce, fervi 1 copo de leite junto com 1/2 copo de óleo e uma colherzinha de sal. Acrescentei a mistura fervida ao polvilho mexendo bem para incorporar o líquido. Como me pareceu meio seco, fervi mais um tico de leite, talvez 50 ml, e acrescentei à massa. Esse passo depois me pareceu desnecessário, pois a massa ficou mole demais para ser enrolada com as mãos.Adicionei 3 ovos inteiros, um de cada vez, mexendo bem, e depois a mistura queijo minas+parmesão aos poucos, sempre mexendo bem com uma colher. Para quem gosta de meter a mão na massa, essa é a hora. Como parecia que a massa ia ficar meio mole, sabiamente continuei a utilizar a colher.(E descobri a falta que uma colher de pau faz — na falta desse utensílio, apelei para uma colher de teflon, que mostrou-se inacreditavelmente molenga e inapropriada para a função, funcionando quase como uma catapulta de massa, motivo pelo qual voltei para a colher de sopa comum. Lista de compras: uma boa colher de pau!).
Fiz as bolinhas com duas colheres, colocando-as em assadeira não untada, com um espaço razoável entre elas, já que a massa ainda vai crescer (na verdade, “espalhar” um pouco). Em 20 a 30 minutos de forno 200 C os pãezinhos já estão bem dourados.

Veredicto: Ótima aparência, sabor um pouco suave demais, talvez mais indicado para ser recheado com pastinhas temperadas ou para que sirva de “base” para tomate seco, ervas finas variadas ou pedaços de azeitona / salaminho incorporados à massa. Na próxima vez pretendo usar o meia-cura ou algum queijo mais forte, como provolone ou apenas parmesão.

1 comment:

Freskimassas Pao de queijo e Salgados Congelados said...

Fiquei sabendo que na freskimassas tem o melhor pão de queijo da região ....