Wednesday, April 25, 2007

Salada de penne ao pesto

Uma das vantagens de trabalhar em casa é poder escolher se e quando almoço em casa ou em um restaurante. Normalmente, procuro caprichar mais no jantar e almoçar na rua, já que normalmente não tenho tempo de cozinhar duas refeições todos os dias.
Quando almoço em restaurantes a quilo, tenho algumas estratégias: comer de preferência aquilo que não faço em casa, não comer massas, risoto, salmão, sushis... afinal, existe hora e lugar para tudo. Prefiro saladas, filés grelhados e quiches. Felizmente, freqüento um ou dois lugares bastante gostosos, que inclusive já me inspiraram a preparar os mesmos pratos em casa.
Dia desses, provei uma salada de rúcula com penne ao pesto que estava muito saborosa e leve. Senti que o molho não levava nozes, mas não identifiquei de imediato todos os ingredientes. Perguntei à gerente e ela me explicou a receita, que é bem simples e que reproduzi (e modifiquei) no almoço de hoje.

Ingredientes (quantidades aproximadas, varia de acordo com o gosto):
1 maço de manjericão
1/2 xícara de azeite
1 dente de alho
2 colheres de sopa de parmesão
1 colher de sopa de suco de limão

Preparo: Bater tudo no processador.

Bem, basta cozinhar o penne, escorrer e passar na água fria. Misturei ao pesto 2 colheres de sopa da água do cozimento, acrescentei azeitonas pretas em rodelas e servi com gergelim salpicado (para dar "crocância) e queijo minas padrão ralado. Fiz uma saladinha de rúcula e radichio para acompanhar, temperada pelo próprio penne. Um prato gostoso e leve!

2 comments:

Elvira said...

Está lindo, esse seu prato de macarrão! :-)

Já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogs de culinária em língua portuguesa...? É aqui:

http://www.cozinhasdomundo.com/

Um abraço.

biscoito de polvilho said...

Nossa que delícia, parabéns!